webometria, cibermetria, altmetria...

estudos métricos da informação e muito mais

sobre

Webometria, cibermetria, altmetria é um espaço para debater e levantar questões sobre estes campos de estudo. Com pouco mais de 20 anos de existência, a webometria e cibermetria, assim como a mais recente altmetria, têm sido disciplinas sob constante transformação e com desafios e oportunidades impostas a cada momento. Como um meio ambiente que muda com o tempo e sofre forte influência de novas interações, a Web é antes de tudo um campo vasto para estudos que vão desde as métricas em si até os seus usos no cotidiano.

Meu interesse sobre este tema começou em 2003 quando pensei que seria muito interessante avaliar os sites de museus e centros de ciência em relação aos links que estes recebiam. A partir de uma ideia que surgiu espontaneamente, me deparei com todo um campo de estudo que já estava em desenvolvimento e mergulhei no mundo da webometria. Fiz meu doutorado nesta temática e desde então venho buscando contribuir para o campo com pesquisas e cursos sobre o tema. Se você chegou aqui, certamente a Web e sua rede de links lhe fascina. Escreva, comente, entre em contato!

Aproveite para explorar as abas onde falo sobre outras questões como temas controversos de ciência, divulgação científica, questões sobre linguística, textos, poesias e um pouco de diversão também.

Fábio Castro Gouveia
Currículo  Lattes

 


Fabio Castro Gouveia

Fábio Castro Gouveia

Fábio Castro Gouveia é Doutor em Ciências (Educação, Gestão e Difusão em Biociências) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Atua na área Ciência da Informação com ênfase em Estudos Métricos da Informação – Webometria e Altmetria e na área de Divulgação Científica e Comunicação em Saúde, com ênfase em Museus e Centros de Ciência e Internet.

Compartilhar, Enviar, Imprimir?Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Email this to someonePrint this page

2 Comentários

  1. Cristiane Mendes Netto

    Olá Fábio, parabéns pelo seu blog! Estou estudando o artigo da Nádia Vanti de 2002 e foi legal ler as suas reflexões! 🙂

    • Ola Cristiane, que bom que gostaste. Ando meio sem tempo para atualizar o Blog, mas vou voltar a carga. Recomendo que leia também os dois artigos que publiquei recentenente na Em Questão e na Liinc. Tem um novo da Nadia também sobre FIW.

      Abraços

      Fabio.

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén