Tiago Marçal Murakami lançou uma pergunta sobre o que poderia ser incluído nos Repositórios Institucionais (RIs) para ampliar seu interesse e uso (to re-interpretando, ok Tiago?). Muitas, mas muitas ideias boas foram aparecendo o que eu acho demonstra também o desejo de mudança do modelo que temos hoje.

Comentei que basicamente os RIs deveriam ser o que hoje o ResearchGate é, mas isso não é assim tão simples. Ele não é apenas um repositório. Disponibilizar os produtos de pesquisa para compartilhamento é apenas uma de suas vertentes. Ele faz algo que Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) e RIs espalhados não conseguem fazer com algo altamente integrado.

Mas no fundo, a questão também é simples. O Lattes não é uma ferramenta para o pesquisador (a não ser para mim que uso ele como fonte de pesquisa), e sim uma ferramente para órgãos de fomento. O DGP tenta organizar uma certificação institucional de linhas e grupos, servindo à instituições e órgãos de fomento. Já os RIs, servem à pesquisa, mas o foco é institucional.

Por outro lado, o ResearchGate é puro foco no usuário, que no caso é um pesquisador. E daí vem a sinuca na qual estamos hoje. Ou o movimento de Ciência Aberta toma as rédeas e propõe algo realmente integrador e com foco nos usuários, ou ninguém vai querer preencher outro site institucional.

Se pensarmos nos perfis do Google Scholar ou mesmo do ORCID, temos para muitos só mais um formulário para preencher. Qual a utilidade direta e onde está o foco no usuário destes dois sistemas?

O ResearchGate é, por outro lado, matador nesse quesito. As pessoas preenchem porque percebem que ele é útil. Ana Carvalho e eu vimos os dados para alguns RIs brasileiros x ReseachGate, e fica claro isso. Bonus: O trabalho está lá no ResearchGate para quem quiser ler, rs…

https://www.researchgate.net/publication/325023040_REPOSITORIOS_INSTITUCIONAIS_E_REDES_SOCIAIS_ACADEMICAS_AS_PRATICAS_DOS_PESQUISADORES_BRASILEIROS

Compartilhar, Enviar, Imprimir?Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
0Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Reddit
Reddit
0Email this to someone
email
Print this page
Print