webometria, cibermetria, altmetria...

estudos métricos da informação e muito mais

Quanto pode durar o seu pneu novo? Consulte o “treadwear”!

Lateral de um pneu com treadware em destaque.

Lateral de um pneu com treadware em destaque.

Então chegou o dia de levar seu carro para colocar “sapatinhos novos”. Pode ser que você seja uma pessoa precavida e viu que os antigos já não estavam mais em condições, ou quem sabe na vistoria anual o seu carro não foi aprovado. Seja lá qual for o motivo, e aqui espero que não seja a calvície completa dos mesmos, é hora de tomar contato com alguns números mágicos que certamente farão a diferença no seu bolso e/ou no tempo em que terás que novamente colocar a mão nele.

Todo o pneu vem com um festival de códigos crípticos para um não entendedor. Muitos são conhecidos dos técnicos das lojas que vendem pneus, os mais básicos, pois definem se o mesmo é ou não para o seu carro. No entanto, um número específico é pouco conhecido aqui no Brasil e traz em si uma importante informação. Para começar, vamos explorar os mais básicos, aqueles que no manual do seu carro, ou mesmo olhando o seu pneu atual não devem mudar.

O código em geral vem algo como por exemplo, 205/55R16 91V. O primeiro número é a largura nominal do pneu (205 milímetros), depois vem a relação entre a largura e a altura (55%), o R para indicar que o pneu é radial e por fim o aro (diâmetro interno) do pneu em polegadas (16 polegadas). O número seguinte informa a carga (peso) suportada e a velocidade máxima (V) em código (convertido por uma tabela: 615Kg e 240 km/h). Estes dados não devem mudar e podes apenas aceitar um pneu que suporte mais carga e velocidade superior à especificada sem consequências significativas.

Mas é então que surge o número mágico, o que lhe dá a resposta mais importante para o seu bolso e que lhe permite comparar diferentes pneus oferecidos em relação ao preço proposto. Quanto se espera que este pneu dure? Para responder a esta pergunta foi criado o treadwear. Basicamente o que este número indica é o quanto o pneu que estas comprando dura em relação a um padrão estabelecido cujo valor é 100. Se um pneu tem treadwear 200 ele dura em tese duas vezes mais que o padrão de comparação. Assim, para pneus com especificação idêntica e preços iguais, vale mais a pena comprar o de treadwear maior. Obviamente isto não da conta de tudo, mas pode ser um dado central na hora de fazer sua escolha.

Outro dia vivenciei esta situação. Estava selecionando o modelo a ser usado no meu carro que já estava com os seus desgastados e me deparei com duas opções de boas marcas sendo que uma delas além de ser mais barata tinha treadwear mais alto. Não tive dúvida, optei pelo mais em conta e que duraria mais. Mas talvez, se não soubesse disto, tivesse escolhido o outro, pois era da mesma marca que meu carro já usava, apenas por conservadorismo. Saí feliz e satisfeito, pois graças a esta informação pouco divulgada pude optar por uma possível economia futura ao adiar a futura troca por conta da maior durabilidade.

Mas atentem que nem tudo é simples assim. Segundo a regulamentação internacional, uma empresa de pneus recebe a certificação de treadwear para o pneu testado, mas pode colocar um valor abaixo do certificado recebido (acima não!). Por mais que isto não faça sentido, o objetivo é deixar que as empresas usem desta liberdade para criar mercado para diferentes produtos que dispõem. Assim, não leve a ferro e fogo o valor do treadwear, mas considere que ele é uma referência mínima da durabilidade do seu pneu. E antes que eu me esqueça, o treadwear pode ser encontrado na lateral do seu pneu. Boas compras e não deixe seu pneu chegar à calvície, troque antes!

Compartilhar, Enviar, Imprimir?Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
0Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Reddit
Reddit
0Email this to someone
email
Print this page
Print

Anteriores

Plurais metafônicos – quando um plural tem um timbre nada singular

Próximo

Um dia de depressão no Zoológico

  1. Perivaldo

    Excelente essa informação, tbem encontrei pneus sem esse Treadwear, e devido não sabe o mesmo, não finalizei a compra.

  2. Eder

    Boa tarde
    Gostei muito da vossa explicação sobre os pneus
    Sobre o treadwear
    Faço duas perguntas
    Se o senhor pode me passar vosso whatsap
    E qual pneu hoje posso comprar?

    Abraços e boa tarde

    Respeitosamente
    Eder
    Uberlândia MG.

  3. Junior

    Bom dia amigo, to tentando descobrir a muito tempo, quantos km em média rodam os pneu com treadwear 100 segundo os fabricantes. Se souber, me mande um e-mail respondendo por favor.

    Grato.
    Júnior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén